INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

sexta-feira, 12 de março de 2010

Abertos os trabalhos do ano acadêmico 2010



O primeiro encontro dos associados do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas aconteceu no dia oito de março. O presidente da entidade cultural, professor Neivo Angelo Fabris, apresentou o relatório das atividades realizadas no ano passado, destacando a continuidade do Projeto Memória Oral Getuliense e a participação na X Feira do Livro.

Em 2009 o IHGGV teve aprovado dois projetos pelo Conselho Municipal da Cultura garantindo deste modo a encadernação da hemeroteca, coleção de jornais e periódicos editados no município. De igual modo a transferência das entrevistas feitas em fitas cassete para CD, o que deve facilitar a pesquisa e a preservação do acervo. A secretaria recebeu no exercício passado 52 correspondências e expediu 114. Foram emprestadas 46 obras da biblioteca que recebeu no mesmo período 85 livros e 93 revistas.

O cronograma de atividades até dezembro será finalizado nos próximos dias. Está prevista a realização de uma sessão do IHGGV na cidade de Estação para marcar o centenário da chegada da ferrovia. Também a continuidade dos projetos e a participação na Feira do Livro 2010, realização de palestras e outros. De acordo com a diretoria da entidade, a mudança para o prédio do antigo Fórum vai permitir entre outros a reabertura do Museu Histórico.

Atendendo convite do IHGGV o senhor Ervino Albino Figura participou do encontro. O filho de pioneiros que se estabeleceram na Colônia Erechim no ano de 1910 lançou recentemente o livro "Erebango Meu Berço". Dono de uma memória invejável, o pesquisador vai completar 87 anos no dia 20 de setembro. Atencioso, descreveu aspectos diversos da história local e autorizou a gravação da conversa que será transcrita para consultas. Um exemplar do seu livro foi doado à biblioteca do IHGGV.