INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vanda Groch recebe comenda Cruz da Ordem do Mérito da República da Polônia


VERDE/AMARELO - VERMELHO/BRANCO

UM NOVO TEMPO NA RECÍPROCA

BRASIL x POLÔNIA x BRASIL

Dia 11 de novembro é uma das datas nacionais polonesas, que celebra o momento da recuperação da Independência da Polônia, ao final da Primeira Guerra Mundial. Na data de 10 passado participamos, em Curitiba, das comemorações na qualidade de Cônsul Honorária da República da Polônia para o Alto-Uruguai e Missões. As mesmas foram em dois momentos distintos: reunião à tarde e concerto à noite.

A reunião de trabalho aconteceu das 16h às 19h, coordenada pela Senhora Cônsul, Dorota Joanna Barys, Cônsul Geral da Polônia para os três estados do sul, com a presença do Exmo. Sr. Jan Borkowski - Vice-Ministro das Relações Exteriores da Polônia, da Sra. Regina Jurkowska, do Departamento de Cooperação Polonesa no Estrangeiro - Wspólnota Polska, do Exmo. Sr. Jacek Kisielewski, Embaixador da Polônia, em Brasília, e convidados representando Braspol: Rízio Wachowicz – Presidente nacional e André Hamerski – do nosso Estado, e entidades de São Mateus do Sul, São Bento do Sul, Curitiba e Erechim. Após as falas oficiais, os participantes manifestaram seus sentimentos num momento tão significativo de tão ilustre visita, apresentaram suas considerações, idéias, preocupações e solicitações, além de fazer entrega de correspondências e relatórios.

Ao final o Sr. Ministro não poderia ter sido mais feliz, bem como o Sr. Embaixador cujas palavras são de grande valia para todos nós refletirmos, o sentimento que une os dois países e, principalmente, as próximas ações da Diplomacia, as quais devem merecer nossa atenção e apoio efetivo.

O vice ministro Jan Borkowski, muito jovem e competente, disse dos objetivos do Ministério das Relações Exteriores da Polônia em conhecer as peculiaridades das comunidades polonesas em outros países, onde os imigrantes e seus descendentes estão integrados ao povo. Manifestou sua grande satisfação e surpresa em conhecer o Brasil, seu dinamismo, suas especificidades. seu povo. Neste momento o Ministério está muito direcionado às ações na América Latina. Em relação ao Brasil, em aproximar as autoridades brasileiras da Polônia, transformando a indiferença em interesse.

Também preside um Grupo Interministerial que trata das relações internacionais com as comunidades polonesas, considerando que elas também fazem parte da identidade nacional. Ao final de 2009 será editado um relatório sobre os imigrantes poloneses, com dados de 30 países. Este documento será fundamental para as ações a serem empreendidas.

O Senhor Embaixador, Jacek Junosza Kisielewski, adiantou que estão sendo organizadas duas agendas pela Embaixada da Polônia em Brasília, uma para abril e outra para maio/2010. Trata-se de intercâmbios de Parlamentares Brasileiros e Poloneses e, no campo empresarial, missões de empresários - brasileiros e poloneses - do comércio, indústria e Turismo, na recíproca do vai e vem, para que se entenda este novo momento da globalização, respeitando as peculiaridades de cada País.

No segundo momento, foi o Recital de Piano que teve lugar às 20h 15min, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, com Marian Sobula e obras de Chopin e Szymanowski. Somente quatro pianistas, no mundo, executam de fato a obra de Szymanowski.

Antecedendo o recital, abrindo a noite, os Hinos da Polônia e do Brasil e o pronunciamento da Senhora Cônsul, quando discorreu sobre a data da Independência em 11 de novembro de 1918, tocando com muita precisão e elegância nos principais pontos da História da Polônia, até o advento da democracia, em 1989. Aplausos efusivos ecoaram por alguns minutos.

Nas comemorações das datas nacionais, o Presidente da Polônia, LECH KACZYNSKI, honra alguém com alguma distinção. Neste ano, a comenda: CRUZ DA ORDEM DO MÉRITO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA coube a mim. Esta honraria me foi atribuída em 28 de outubro de 2008, e entregue pelo Vice-Ministro do Ministério das Relações Exteriores Jan Borkowski, nesta ocasião.

Ao agradecer, dediquei a Comenda aos imigrantes e seus descendentes e aos jovens, para que construam a paz e que nunca, nenhum país, nem a Polônia, precisem passar por tempos tão cruéis. Falei da importância dos pais falarem com amor, para seus filhos, sobre suas raízes, para que sejam firmes e resistentes. Estas lições recebi do meu pai, chegado ao Brasil em 1930. Divido com todos que fazem a Cultura Polonesa acontecer, onde quer que estejam e por todos os tempos.

Foto: Comenda: Cruz da Ordem do Mérito da República da Polônia