INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Morre o fundador do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

O fundador e ex-diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Telmo Lauro Müller, morreu na manhã dessa segunda-feira (9), em São Leopoldo, aos 85 anos. O escritor, historiador, professor e museólogo era uma das principais referências da história da colonização alemã no Sul do Brasil. Nascido em 17 de setembro de 1926, o professor Telmo, como era conhecido, estava internado desde o dia 2 de janeiro no Hospital Centenário, devido a complicações causadas pelo Mal de Alzheimer. A Prefeitura de São Leopoldo decretou luto oficial de três dias.

Telmo idealizou e fundou o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo em 20 de setembro de 1959, junto com o historiador e amigo Germano Moehlecke. Foi diretor da instituição por 48 anos e atualmente ocupava o cargo de diretor de honra. Recebeu diversas condecorações pelos serviços prestados à cultura, educação e história, entre elas a Medalha Negrinho do Pastoreio, em 1996, principal honraria concedida pelo governo gaúcho.

Formou-se em Filosofia, Ciências e Letras pela Ufrgs, em 1951, e foi licenciado como museólogo e historiógrafo. Foi professor em muitas instituições, entre elas o Colégio Sinodal e Instituto Rio Branco.

Museu Histórico
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo foi fundado para salvar do esquecimento elementos de referência da história da imigração e colonização alemã. São retratadas as contribuições germânicas na cultura, arquitetura, política e nas diversas áreas que compõem o cenário em que hoje vivemos.

Texto: Assessoria de Imprensa/Sedac
Foto: Acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo