INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O exercício da Medicina na região Norte do RS

* Neivo Angelo Fabris

No Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos o Dia do Médico é comemorado no dia 18 de outubro. A data foi escolhida por ser dia consagrado a Lucas. Pintor, músico e historiador, considerado um dos mais intelectuais discípulos de Cristo, Lucas teria estudado Medicina em Antioquia. A efeméride é comemorada desde o século XV.
Os registros sobre o exercício da profissão na região de Getúlio Vargas ainda são escassos. Dentre as fontes disponíveis a edição especial alusiva aos 64 anos do município de Getúlio Vargas. Nas vinte e oito páginas do suplemento do semanário A Voz da Serra Getúlio Vargas, que circulou no dia 18 de dezembro de 1998, o registro da atividade médica exercida desde os primórdios da colonização, iniciada há exatos cem anos.
Nos relatórios de Severiano de Souza e Almeida, chefe do escritório da Comissão de Terras da Colônia Erechim, o relato da chegada de um grupo de homens gravemente enfermos, com moléstias contraídas na Amazônia. Todos haviam trabalhado na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e da sede da colônia seguiram para a então sede do município de Passo Fundo para o tratamento. Este era o destino de todos os que estavam estabelecidos na região e necessitavam de atendimento médico.
Durante anos alguns poucos profissionais da medicina estabelecidos em Passo Fundo, e posteriormente de Boa Vista do Erechim, se deslocavam de trem até Estação Erechim (hoje Estação), e depois para Erechim (Getúlio Vargas). Lideranças locais, reunidas no dia 18 de janeiro de 1925 na sede da Sociedade Italiana fundaram uma entidade beneficente que recebeu o nome de Novo Hospital São Roque. A casa de saúde que havia sido criada anteriormente com o mesmo nome, instalada provisoriamente no salão paroquial havia sido desativada.
A inauguração do hospital totalmente em madeira ocorreu no dia 2 de outubro de 1927 (foto). O trabalho de edificação ocorreu através de mutirão e a confecção dos colchões, travesseiros, fronhas e lençóis pelas mulheres. O primeiro médico da instituição foi o Dr. José Canessa, seguido Epaminandas Greca, Paulo Rossito e José Bruguer. Este último, de nacionalidade austríaca teve destacada atuação nas áreas clínica e cirúrgica, tendo assumido o lugar deixado pelo Dr. Canessa que fundou na Estação Erebango o Hospital Nossa Senhora da Saúde.
Parte das fontes históricas sobre a atividade médica desde o período em que a localidade ainda se chamava Erechim foi preservada pelo Dr. Olavo Walter Padaratz. No acervo coletado desde o período em que era estudante de Medicina, recortes de jornais de Passo Fundo, Boa Vista do Erechim, Caxias do Sul, Cruz Alta e Porto Alegre. Dentre as matérias merece destaque a enviada “via postal” ao jornal O Nacional, de Passo Fundo. Em duas colunas o correspondente local descreve o excelente momento vivido pelo Hospital São Roque no ano de 1933, citando as diferentes cirurgias realizadas.
Neste caderno especial alusivo ao Dia do Médico, a reprodução da lista elaborada pelo Dr. Olavo com o registro do nome dos colegas que exerceram a profissão junto ao Hospital São Roque. Falecido no ano de 2005, aos 80 anos de idade, dos quais cinqüenta dedicados a Medicina, o Dr. Padaratz, como também era chamado, integra a galeria dos homens e mulheres que empregaram seus conhecimentos a serviço da vida.







(Texto publicado no Guia da Saúde - Especial Dia do Médico, suplemento do semanário A Folha Regional que circulou no dia 16 de outubro de 2009).

Nenhum comentário: