INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Obra “Passo Fundo das Missões” ganha reedição


A obra “Passo Fundo das Missões: Estudo Histórico do Período Jesuítico”, escrita pelo jornalista e membro-fundador do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), Jorge Cafruni, ganhou uma reedição na última semana. Remetendo aos primórdios da história da região de Passo Fundo e a um capítulo importante da história do Rio Grande do Sul, o livro foi originalmente lançado em 1966, pela Editora “A Nação”, de Porto Alegre. Agora, ganha uma reedição por iniciativa da Prefeitura Municipal, com apoio do IHPF e da Academia Passo-Fundense de Letras.

Capa do livro publicado pela Editora
"A Nação" (Porto Alegre) no
ano de 1966. 


                        “Passo Fundo das Missões” narra a história dos jesuítas espanhóis que avançaram sobre o atual Estado do Rio Grande do Sul, fundando diversas reduções na primeira metade dos anos 1600, quando Portugal (e, por conseguinte, o Brasil) pertencia à Espanha. A obra tem como centro a Redução de Santa Teresa, em Passo Fundo. Inicialmente instalada entre as nascentes do Rio Jacuí e Rio Passo Fundo e logo mudada para o Rincão do Pessegueiro.
                        De acordo com o prefeito Luciano Azevedo, a realização é uma das contribuições do Município para os 162 anos de emancipação política de Passo Fundo e dos 53 anos do lançamento da primeira edição. “Assim como Cafruni, ao longo de suas pesquisas, também estamos olhando para os primórdios da nossa região, para Passo Fundo antes de ser Passo Fundo, focando em acontecimentos do século XVII, mais de 380 anos atrás’’, esclarece.
                        O presidente do IHPF, Fernando Miranda, comenta que o material produzido pelo jornalista Cafruni é uma fonte de pesquisa ainda pouco compreendida. “Optou-se pela manutenção dos termos próprios do autor, isto é, em sua escrita original, preservando as normas ortográficas vigentes à época, tal como se escolheu reproduzir o mais fidedignamente o formato e as ilustrações da capa”, esclarece.

Sobre o autor

                        Jorge Edeth Cafruni foi jornalista, romancista e historiador. Nasceu em Porto Alegre em 08 de agosto de 1913, filho dos imigrantes libaneses Adala Kafruni e Marta Hadad Kafruni. Após o falecimento de seu pai, teve que abandonar os estudos e trabalhar. Casou-se em 9 de julho de 1941 com Rita Menna Barreto Maurmann, em Passo Fundo. Já estabelecido em Passo Fundo, Cafruni foi caixeiro-viajante nos primeiros anos da década de 1940, passando, após isso, a dedicar-se ao jornalismo. Trabalhou na redação do jornal O Nacional, foi redator de debates da Câmara Municipal e da Rádio Passo Fundo, diretor da Rádio Municipal e chefe de Gabinete do prefeito Mário Menegaz (1964-1968). Além disso, foi o idealizador do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), criado em 1954. Autor de diversas obras literárias e históricas, entre elas Auroras e Crepúsculos (1948), Irapuã (1951) e Passo Fundo das Missões (1966), Cafruni faleceu em Porto Alegre no início da década de 1970.

Fonte: site do jornal O Nacional



Nenhum comentário: