INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

terça-feira, 14 de maio de 2013

ACCIE, ACCIAS e IHGGV juntos no lançamento de obra inédita


A cidade de Getúlio Vargas foi escolhida pela direção da Accie (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) para a segunda sessão de lançamento do livro “Erechim Relatos do Passado Memórias no Presente”. A primeira ocorreu no dia 29 de abril, no Polo da Accie. Para o evento, foram convidados como parceiros o IHGGV (Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas) e a Accias (Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços de Getúlio Vargas).

O evento foi realizado na tarde de segunda-feira (13), no auditório da Accias, e reuniu associados das entidades parceiras e convidados. Dentre os presentes, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), o presidente da Câmara, vereador Dinarte Farias (PP), e a secretária de Educação, professora Eliane Granella. De igual modo, diretores de educandários, representantes de entidades culturais e imprensa.
Na abertura dos trabalhos, o empresário Mário Cavaletti, diretor da Accie, entregou um exemplar do livro ao prefeito de Getúlio Vargas. Pedro Paulo Prezzotto destacou a importância do trabalho de pesquisa, que originou uma obra que será de consulta permanente. Segundo ele, “um povo sem memória é um povo sem história”. A iniciativa, que resultou na edição de uma obra com mais de 300 páginas, com texto, fotos e mapas, recebeu os elogios de Alceu Enricone, presidente da Accias. Ele também destacou a presença de um historiador da Getúlio Vargas entre os autores do livro. Em nome do IHGGV falou o professor Neivo A. T. Fabris, presidente da entidade. A secretária de Educação ressaltou a importância do investimento também na área cultural. Eliane Granella comentou sobre um livro didático que a Smecd pretende lançar no próximo ano, quando o município estará completando 80 anos.

Para contar sobre o trabalho de pesquisa iniciado ainda em 2010, foram convidados os autores. A jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto citou parte das fontes utilizadas, destacando o acervo dos jornais A Folha Regional, Diário da Manhã, A Voz da Serra e Bom Dia. O historiador Enori Chiaparini descreveu a interação da equipe em torno do projeto e o desafio de abordar um longo período histórico, desde os primórdios da ocupação do território até o tempo presente.

O apoio dispensado pela Accie, para que as pesquisas pudessem ser levadas a bom terno, foi lembrado pelo professor e pesquisador Neivo Angelo Fabris. Dentre os locais de pesquisa relatados pelo presidente do IHGGV, destaque para a Divisão de Terras Públicas, órgão do governo do Estado e que detém toda a documentação das Comissões de Terra. Sobre a iconografia utilizada na ilustração do livro, falou o publicitário e fotógrafo Roberto Hachmann. Ele lembrou o trabalho iniciado há mais de três décadas pelo Arquivo Histórico de Erechim e das milhares de fotografias que compõem o acervo. Ele elogiou Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva, executiva da Accie e que deu todo o suporte necessário desde a elaboração do projeto até o lançamento da obra.

Ao final da sessão, foram entregues exemplares aos presentes. Todos os três mil exemplares impressos estão sendo distribuídos para as bibliotecas escolares, públicas e de instituições de ensino superior e pesquisa. Também serão contemplados todos os 32 municípios que integram a Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai).

Nenhum comentário: