INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Flagrantes da Revolução Federalista (1893 – 1895)

O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) realiza no dia 24 e 25 de junho mais um evento cultural tendo como tema a Revolução Federalista e a Batalha de Passo Fundo. Apontada como uma das mais sangrentas batalhas do conflito que colocou em lados opostos Federalistas e Republicanos, ocorreu no dia 27 de junho de 1894 no atual Distrito de Pulador interior do município.

Teatro Municipal Múcio de Castro
Foto Vinícius Coimbra/ONacional

A abertura está programada para as 19h30min de sexta-feira (24), no Teatro Municipal Múcio de Castro, número 792 da Avenida Brasil, A primeira palestra da noite será do historiador Ney Eduardo Possapp d’Avila que vai abordar “A Revolução Federalista e a Batalha do Pulador”. Na sequencia Fernando Borgmann Severo de Miranda, presidente da entidade promotora apresenta o painel “Aspectos urbanos da cidade de Passo Fundo na década da Revolução”.
O Contexto Político da Revolução Federalista será o tema da conferência de Miguel Frederico do Espírito Santo, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS). Além dos associados do IHPF são aguardados pesquisadores da área, professores e acadêmicos dos cursos de História. O evento é aberto ao público.
Na manhã de sábado (25) a programação terá continuidade com a visita solene aos marcos da Revolução Federalista, no Distrito do Pulador. Edificados no início do século passado eles marcam a posição inicial das tropas dos seguidores de Júlio de Castilhos e de Gaspar Silveira Martins para a batalha que durou mais de seis horas, com grande número de mortos e feridos Anualmente tradicionalistas de Passo Fundo encenam no local a batalha ocorrida há mais de cento e vinte anos

Um comentário:

Ney Eduardo Possapp d'Avila disse...

O tema de minha palestra foi "A Revolução Federalista e a BATALHA DE PASSO FUNDO".