INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

sexta-feira, 31 de maio de 2019

3ª Semana Nacional de Arquivos - Instituto Histórico de Getúlio Vargas é novamente parceiro


Acontece em todo o Brasil, de 03 a 08 de junho de 2019, a 3ª Semana Nacional de Arquivos. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.


                        Como na edição anterior o Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas (IHGGV) está entre as centenas de entidades a participar do evento. Inspirado no tema “Desenhando Arquivos”, escolhido para este ano, o IHGGV vai realizar na sede da entidade, localizada no Centro Municipal da Cultura, uma exposição de jornais. Os visitantes poderão conhecer os periódicos que integram a Hemeroteca: O Erechim – Chico Tasso – O Município de Getúlio Vargas – O Getuliense - Panorama – Realidade – Diário da Manhã – A Voz da Serra Getúlio Vargas – A Folha Regional – O Povo – Tribuna Getuliense, entre outros.

A Hemeroteca do IHGGV disponibiliza pra pesquisajornaiseditadls
na cidade de Getúlio Vargas desde o século passado. 

                        A mesa redonda programada para as 19h30min de terça-feira (04) será aberta ao público. O jornal como fonte de pesquisa histórica será abordado pelo professor Neivo Angelo Fabris, presidente da entidade. IHGGV: diálogos com a história da historiografia será o tema tratado por Poliane Rosa, graduada em História e mestranda pelo Programa Pós-graduação interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS – Erechim. Luciana Wietchikoski, doutora e mestre em Ciência Política pela UFRGS, e graduada em História pela UPF vai discorrer sobre Experiência acadêmica em arquivos históricos.


                        A data da Semana Nacional de Arquivos se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos – 9 de junho e esta é uma data estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos, fazendo parte de um calendário internacional. Além disso, o ICA lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O deste ano é Desenhando Arquivos.



Nenhum comentário: