INTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GETULIO VARGAS

Fundado em 14 de junho de 1995

terça-feira, 12 de julho de 2016

Programação do IHPF nos 122 anos da Batalha de Passo Fundo

Também conhecida como Batalha do Pulador, numa alusão a localidade próxima da cidade de Passo Fundo, o mais sangrento combate da Revolução Federalista completou 122 na segunda-feira (27). O episódio, que tem sido tema de pesquisa, levou o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) a realizar uma programação especial marcada por exposição temática, ciclo de palestras e visita ao Distrito do Pulador.

Abertura do painel sobre a Batalha de Passo Fundo realizado no
Teatro Múcio de Castro.

Marco da Batalha de Passo Fundo ocorrida no dia
27 de abril de 1894. 

Visita aos Marcos da Batalha de Passo Fundo instalados
no Distrito do Pulador, interior de Passo Fundo. 

A programação teve início na tarde de sexta-feira (23) com a visita as obras da nova sede do IHPF e coletiva a imprensa. Às 17 horas foi aberta a exposição “Flagrante da Revolução Federalista”, no Espaço Cultural Nicoleit & Oro, junto ao 1º Tabelionato de Passo Fundo. Ele está localizado na esquina da Av. General Neto com a Rua Independência, no centro da cidade, e a exposição continuará aberta ao público até o dia 29 de junho.
A noite as portas do Teatro Municipal Múcio de Castro foram abertas para o ciclo de palestras que reuniu estudantes, acadêmicos, pesquisadores e integrantes de entidades culturais. O presidente do IHPF, Fernando Miranda, apresentou o resultado de sua pesquisa acerca dos aspectos urbanos da cidade de passo fundo na década da Revolução. Atendendo o convite dos organizadores, Miguel Frederico do Espírito Santo, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RS, participou de toda a programação, e sua conferência abordou o contexto político-econômico do período. O último painel ficou a cargo do historiador Ney Eduardo Possap d’Avila, que tratou da temática central. A presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilce Corteze, mediou os trabalhos.

Na manhã de sábado (25) após recepção na Academia Passo-Fundense de Letras, foi realizada a visita aos marcos da Revolução Federalista, no Distrito do Pulador. Cada um dos marcos presta homenagem aos grupos contrários que se envolveram na violenta batalha que durou cerca de seis horas. Ela ocorreu no dia 27 de junho de 1894, e deixou centenas de mortos e aproximadamente mil feridos, segundo pesquisa de Ney d’Avila. No encerramento da programação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, foi servido um almoço de confraternização na sede da Fazenda Tropeiro Camponês. 

Nenhum comentário: